O que é o Chi Kung?

O Chi Kung é uma antiquíssima arte chinesa do movimento direccionada para a promoção da Vida que tem vindo a ser desenvolvida na China há milhares de anos.

Mestres taoistas e budistas da antiguidade, na busca de um caminho que os ajudasse a desenvolver toda a sua potencialidade como seres humanos, criaram uma prática através da qual conseguiram crescer e evoluir física, mental e espiritualmente.

O seu legado para a humanidade é actualmente conhecido como Chi Kung que pode ser traduzido como “a arte de cultivar e controlar com êxito o Qi” (lê-se “Chi”), ou traduzindo literalmente, “mestria da energia vital”. O termo Chi Kung foi pela primeira vez usado no séc. III, pois anteriormente eram dados outros nomes a estas artes, mas só a partir de 1953 é que estas artes passaram a ser colectivamente designadas de Chi Kung.

“Chi é a energia ou força vital que forma os fundamentos do Universo, está em tudo e anima tudo o que tem vida e movimento. Chi é aquilo que diferencia o que é vivo daquilo que está morto, o animado do inanimado. Viver é ter Chi em todas as partes do corpo. Para que estejamos de boa saúde deve haver um equilíbrio do Chi, nem de menos nem demais”. Wong Kiew Kit, in “The Art of Qigong”

“O Chi Kung é uma forma de cultivar a energia e de estabelecer a conexão com o Universo que nos rodeia. A sua prática realiza-se com movimentos suaves e lentos, muito simples e acessíveis a todos, acompanhados de uma respiração consciente e de uma atitude de relaxamento e interiorização.” Pang He Ming

 

Porque razão o Chi Kung não se extinguiu no tempo?

Porque a prática destes movimentos:

  • fortalece o corpo e aumenta a nossa vitalidade, ajuda a preservar o Chi promovendo a saúde, prevenindo e curando doenças. Na China antiga dizia-se que: “Quando o Chi é preservado no corpo humano nenhuma doença consegue entrar.” Li Xiao Ming, in Qi Gong
  • permite despertar e desenvolver faculdades para que o Ser Humano possa alcançar o pleno desenvolvimento da maturidade humana tornando-o consciente da sua dimensão cósmica.
  • “permite afastar a doença, prolongar a vida, melhorar a saúde, manter o corpo em forma e esbelto, ganhar tranquilidade, sabedoria e desenvolver todo o potencial humano.” Pang He Ming, autor do sistema Zhineng Qigong
  • “é a arte da aplicação e desenvolvimento da energia do Ser Humano, capaz de levá-lo a promover os seus diferentes aspectos, como sejam a sua saúde e vitalidade, a sua resistência e resiliência física, a sua estabilidade psíquica e emocional, o seu potencial criativo, as suas capacidades de concentração e percepção, as suas capacidades motoras e de percepção e deslocação no espaço e até mesmo as suas capacidades empáticas e relacionais.” Nuno Melo e Sousa, in “Manual de Apoio ao Estudo do Qigong”

 

Como funciona o Chi Kung Terapêutico?

 

“É tido como certo que todos os mais famosos e importantes praticantes de
acupunctura e moxabustão, fitoterapia, e tui na da história da MTC,
praticavam ou incorporavam técnicas de Qigong
nas suas práticas clínicas.”
Alan Jonhson, 2000, in “Chinese Medical Qigong Therapy

 

 

O Chi Kung Terapêutico consiste em “técnicas específicas que fazem uso do conhecimento e modo de funcionamento dos campos de energia internos e externos do corpo, com o fim de purgar, tonificar e equilibrar esses mesmos campos. O Chikung Terapêutico oferece aos praticantes métodos seguros e eficazes para eliminar factores patogénicos tóxicos – físicos, emocionais e mentais – que, de outro modo e pela permanência prolongada no corpo e na mente, podem causar, ou mesmo já ter causado, doenças físicas e mentais. Esta prática envolve técnicas respiratórias, movimento corporal, visualização criativa e intenção espiritual para melhorar a saúde, a capacidade pessoal e o controlo sobre a sua própria vida.” Alan Jonhson, in “Chinese Medical Qigong Therapy”

A promoção da saúde no Chi Kung terapêutico toma três direcções, por vezes cumulativas:

  • Eliminar do corpo factores patogénicos, quer sejam Internos (acumulação de factores emocionais excessivos), quer sejam Externos (penetração de factores ambientais: Vento, Frio, Humidade, Fogo, Calor e Secura);
  • Equilibrar o Chi contrabalançando situações de excesso ou deficiência que possam existir nos sistemas orgânicos e nos meridianos.
  • Harmonizar os factores Yin e Yang do corpo, restabelecendo o seu equilíbrio.

 

Que benefícios tem a prática do Chi Kung terapêutico?

A prática continuada do Chi Kung terapêutico fortalece o corpo e aumenta a nossa vitalidade, promove a saúde e previne doenças.

Mas o Chi Kung terapêutico é muito mais do que uma ginástica para a saúde. É uma verdadeira arte de viver. Dizem alguns mestres que esta prática é paz, saúde, vitalidade, comunhão com a natureza, entendimento, sabedoria, compreensão, tolerância…

Falar de Chi Kung terapêutico é falar da vida com todas as suas facetas.

É uma luz no caminho.

É simples e fácil de aprender.

 

Com quem aprender a praticar Chi Kung Terapêutico?

Todas as Associações desta Federação formam e incluem membros capazes de iniciar com capacidade e segurança outras pessoas na prática do Chi Kung Terapêutico, muitos dos quais exercem essa actividade junto do público.