Porque existe a Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi Kung Terapêuticos?
As práticas de Tai Chi e Chi Kung existem em múltiplas vertentes. Um conjunto de Associações sentiu a necessidade de se agrupar numa federação de forma a garantir o enquadramento legal para a prática dessas modalidades na vertente terapêutica, sem qualquer componente desportiva ou de competição.
Esta federação, FPTCT, tem como valor fundamental o respeito pela diversidade das várias linhagens tradicionais e sistemas terapêuticos destas duas artes.

Qual a vantagem de ser federado?
As associações filiadas na FPTCT garantem um estatuto de legitimidade às suas práticas de Chi Kung e Tai Chi terapêuticos. Desta forma os membros das várias associações beneficiam deste enquadramento legal na sua prática e exercício profissional.

Como posso ser federado?
Para ser federado é necessário pertencer a uma associação integrante da FPTCT. É da responsabilidade de cada Associação determinar quem pode ser federado. A FPTCT emite cartões de associado a pedido das Associações.

É necessário termos um seguro para a nossa prática terapêutica de instrutor de chi-kung e/ou tai chi?
Sim, somos obrigados a ter um seguro de responsabilidade civil profissional.

Um professor de Chi Kung e/ou de Tai Chi terapêutico, que seja federado, tem que ter um curso de formação de formadores para dar aulas?
Para dar aulas regulares de chi-kung e/ou tai chi terapêuticos não é necessário ter um curso de formação de formadores. Contudo, se pretender dar uma formação com emissão de diploma de aproveitamento e certificação é necessário ser formador diplomado.

Certas entidades públicas só contratam instrutores através de organizações e não em nome individual. A FPTCT está disponível para estabelecer protocolos com essas entidades públicas em prol dos seus membros federados?
Não. Em caso de necessidade, o federado poderá solicitar o apoio à sua Associação para ser esta a estabelecer a ligação com a entidade oficial em questão e ser uma referência que credibiliza o profissional.

Qual a visibilidade que a FPTCT pretende dar à sua existência quer organizando eventos, quer participando de eventos organizados por outrem, quer estabelecendo protocolos com instituições variadas, para promover e difundir o chi-kung e o tai chi terapêuticos?
A FPTCT não pretende protagonizar as acções de promoção e divulgação do chi-kung e tai chi terapêuticos, mas sim, dar visibilidade às acções já desenvolvidas pelas associações que a compõem, através de eventos conjuntos, como é exemplo o 1º Encontro realizado no dia 2 de Outubro de 2016.

Qual o enquadramento legal a que estão sujeitos os instrutores de Tai Chi e Chi Kung Terapêuticos?
Por ter sido solicitado à Direcção da FPTCT, um apoio sobre a legislação da actividade do Tai Chi e Chi Kung Terapêuticos, esta Direcção elaborou um documento com toda a legislação existente (até 2016) sobre o Enquadramento Legal da FPTCT com a legislação mais importante sobre Federações e Associações a fim de esclarecer as dúvidas levantadas (ler mais).