Missão

A FPTCT - Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi Kung Terapêuticos é uma organização sem fins lucrativos de âmbito nacional. A FPTCT tem como objecto social a promoção, divulgação e desenvolvimento do Tai Chi e Chi Kung terapêuticos, nas suas vertentes da saúde, artística, cultural e filosófica. Neste âmbito, a FPTCT integra e apoia a actividade de associações de profissionais ou de praticantes, nomeadamente na promoção da saúde, do bem-estar físico, mental e espiritual, na prevenção da doença, na formação, na preservação do património cultural e tradicional, e noutras actividades promovidas pelas associações e que concorram para o mesmo objectivo da federação.

 

Histórico

As actividades de Tai Chi e Chi Kung são práticas chinesas holísitcas envolvendo mente, corpo e espírito que dinamizam a ligação do homem ao céu e à terra e que englobam diversos conhecimentos e abordagens, que vão desde a Medicina Tradicional Chinesa, a cultura e tradição chinesas, a aprendizagem segundo os ensinamentos de um Mestre, a filosofia taoista, as práticas artísticas de um ponto de vista estético, até ao Desporto e à Competição, estando, estas duas últimas, actividades sob tutela, em Portugal, do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Como para estas duas últimas vertentes do Tai Chi e do Chi Kung já estão regulamentadas e cobertas pelo profícuo trabalho da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas, um conjunto de associações decidiu unir-se para promover e apoiar a divulgação do Tai Chi e Chi Kung nas suas vertentes terapêuticas, (filosóficas, artísticas, culturais e de saúde). Assim, a FPTCT – Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi Kung Terapêuticos visa representar as associações de profissionais e praticantes de Tai Chi e Chi Kung segundo a perspectiva exclusiva da saúde e terapia e não vocacionada para o desporto nem para a competição.

O Tai Chi e o Chi Kung são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como artes de interesse público e vocacionadas para a promoção da saúde, do bem-estar físico, mental e espiritual e na prevenção da doença, que as reconhece como práticas eficazes na promoção da Saúde, identificadas como ramos ou especialidades da Medicina Tradicional Chinesa, a par de outras modalidades promotoras da saúde, tais como o Yoga, a Meditação, o Reiki, a Medicina Ayurvédica, o Shiatsu, a Quiroprática, a Osteopatia, a Naturopatia, etc. (OMS, 2002).

Assim, segundo a perspectiva da Organização Mundial de Saúde (OMS) o Tai Chi e Chi Kung têm sido equivocadamente associados exclusivamente às Artes Marciais Chinesas, o que limita a sua abrangência e não corresponde nem à história do seu desenvolvimento nem à abrangência atingida pela sua actividade mundial, actual. Hoje, estas disciplinas são principalmente modalidades que promovem a saúde do público em geral, sendo um meio eficaz de obtenção de uma qualidade de vida superior. A vertente terapêutica e medicinal abrange a globalidade do público que, assim, pode usufruir destas actividades nas escolas, lares de idosos, hospitais, centros de saúde, centros de dia, clínicas de medicina não convencional e convencional, etc. que procuram um meio de promover a saúde e o seu bem-estar, acessível, eficaz e seguro a toda a população.

 

Regulamento interno e Estatutos

O REGULAMENTO INTERNO pode ser descarregado a partir deste LINK

e os ESTATUTOS a partir deste outro LINK

 

Enquadramento legal

A Federação Portuguesa de Taichi e Chikung Terapêutico - FPTCT é uma Associação de Associações sem fins lucrativos cujo objecto social é o da promoção, divulgação e desenvolvimento do Tai Chi e Chi Kung terapêuticos, nas suas vertentes da saúde, artística, cultural e filosófica. Neste âmbito, a FPTCT integra e apoia a atividade de associações de profissionais ou de praticantes, nomeadamente na promoção da saúde, do bem-estar físico, mental e espiritual, na prevenção da doença, na formação, na preservação do património cultural e tradicional, e noutras atividades promovidas pelas associações e que concorram para o mesmo objectivo da federação.

A Federação adquiriu a sua personalidade jurídica (ou seja a sua constituição e legalização) no Registo Nacional de Pessoas Colectivas com o NIPC-510271456 com a sede social na Rua D. Estefânia, número 175, em Lisboa, freguesia de S. João de Arroios 1000-154.

Os seus Estatutos e registo encontram-se publicados no Portal de Justiça que pode ser consultado através do link -  http://publicacoes.mj.pt/Pesquisa.aspx e que se anexam (Anexo 1) aprovados no dia 7 de Maio de 2012.

São sócios fundadores da Federação as Associações:Caminho Natural, a APASI-Associação Portuguesa de Artes da Saúde Integrais;  a APCKTT – Associação Portuguesa de e Tai Chi  e Chi kung Terapêuticos e a  APMTC- Associação de Profissionais de Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa.

A Federação teve a sua primeira Assembleia de sócios fundadores em 9 de Junho de 2012com os representantes legais das quatro Associações.

Em 13 de Abril de 2013 a Direcção da Federação apresenta à Assembleia de representantes a sua proposta de Regulamento Interno que é aprovado por unanimidade. A 7 Março de 2014 foi aprovado por unanimidade o logotipo da Federação.  Em 2012 as diferentes Associações dão a conhecer as suas diferentes categorias de sócios bem como a sua descrição, actualizando-as em 2016, competindo a cada Associação o registo da mesma no Cartão dos seus Federados tal como é indicado no Regulamento Interno.

No presente momento, o enquadramento e Regime Geral da Federação é constituído pelo Direito Internacional, Constituição da República Portuguesa, Código do Processo Civil relativamente ao Capitulo das pessoas colectivas, Código do Processo Administrativo relativamente aos seus princípios, Lei das Associações e leis relativas a Associações, Estatutos da FPTCT, Regulamento Interno da FPTCT e categorias de sócios definidos e da responsabilidade de cada Associação membro. O enquadramento legal da FPTCT abrange ainda os espaços legislativos de índole social, cultural, recreativo e terapêutico, deixados expressamente livres, pelo enquadramento actual do regime jurídico e estatutário do Instituto Português da Juventude e do Desporto, constantes do objecto social desta Federação que passam a descrever-se.

 

Vantagens de ser federado

A partilha e troca de saberes e experiências num contexto associativo é um fator que não só incrementa a prática profissional, terapêutica, cultural e de lazer do Chi Kung e Tai Chi terapêuticos, como favorece o exercício de ser cidadão consciente no mundo.

Uma vez de acordo com os princípios e missão base da FPTCT, os seus membros, devidamente aceites como associados, têm na Federação um solo fértil para semear e realizar os seus sonhos num coletivo.

Além disso e, numa perspectiva mais objectiva da nossa realidade enquanto instrutores, formadores ou praticantes de Tai Chi e Chi-Kung terapêutico, pertencer à FPTCT responde a um vazio organizacional que circunstancialmente estava, até o momento da sua criação, monopolizado por instituições cujas missões não contemplavam os nossos anseios.

Mais concretamente, tendo em conta que a regulamentação da lei do desporto obriga os instrutores de qualquer modalidade desportiva a terem uma cédula de instrutor, e, tendo em conta que alguns profissionais desta área acharam por bem enquadrar o Chi Kung e o Tai Chi na categoria exclusiva do desporto, é muito útil e mesmo imprescindível, dispormos desta via organizativa, permitindo a FPTCT conferir um enquadramento adequado da formação e prática do Chi Kung e do Tai Chi que, para nós, são actividades eminentemente terapêuticas, de recreação, culturais e de desenvolvimento pessoal.

Ao filiar-se na FPTCT, as associações garantem um estatuto de legitimidade às suas práticas de Chi Kung e Tai Chi terapêuticos, quer foquem mais o aspecto médico, quer o aspecto cultural, filosófico ou religioso.

Como se juntar a nós?
 

Entrar em contacto para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..