Venham celebrar connosco! Esperamos por vós!

No passado 9 de abril, a Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi-Kung Terapêuticos participou de um evento organizado pela Faculdade de Motricidade Humana, na XI Semana de Exercício e Saúde, com uma aula aberta de Tai Chi.

Tendo recebido adesão massissa por parte dos alunos da FMH, a aula decorreu num ginásio no interior da escola, que acolheu confortavelmente de um número aproximado de 40 participantes.

Tendo iniciado a aula com exercícios de aquecimento e com a sequência de posturas e andamentos, o Prof Paulo Oliveira, com uma via comunicante com os alunos aberta e e bem disposta, acompanhado por cinco dos seus alunos para dar assistência, deu seguimento com a prática de pequenos trechos da forma que habitualmente lecciona. Os assistentes Sara Leal, Hamilton Lima, Gonçalo Carvalho, André Guimarães e Cláudio Figueira permitiram que pudesse continuar sem interrupções ou atrasos, , corrigindo e orientando os alunos com maior dificuldade, dinamizando e reforçando a ação do Prof, contribuindo para o bom ambiente, boa vontade e satisfação durante toda a aulaassistiu-a com diligência e atenção.

O início desta tarde correu então em perfeita harmonia onde as energias yin e yang estiveram sempre a postos no seu infindável movimento e troca contínuas.

 

 

Pelo terceiro ano consecutivo, e no âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre a Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi Kung Terapêuticos (FPTCT) e a Faculdade de Motricidade Humana (FMH), os instrutores José Grilo e Josefina Lourenço deram aulas teórico-práticas de iniciação ao Tai Chi Chuan, às turmas do 2º ano da área de Exercício e Saúde, no dia 28 de março, nas instalações da FMH, na Cruz Quebrada.

Esta iniciativa, da responsabilidade das Professoras Flávia Yázigi e Helô Isa André, por parte da FMH, visa promover o contacto dos alunos com modalidades menos conhecidas e com reconhecidos benefícios terapêuticos e de prevenção, como é o caso do Tai Chi Chuan, abrindo os horizontes dos alunos e alargando o seu leque de conhecimentos.

As aulas foram seguidas com grande entusiasmo por parte dos cerca de 60 alunos que nelas participaram. Uma vez que cerca de um terço dos alunos são estrangeiros e não dominam a língua portuguesa, a formação foi dada em inglês.

Durante as aulas foi feita uma introdução teórica, com apresentação prática dos princípios fundamentais do Tai Chi Chuan, a que se seguiu a apresentação de estudos sobre os benefícios para a saúde desta modalidade tradicional chinesa. Para que os alunos tivessem um primeiro contacto com o Tai Chi Chuan, houve uma prática conjunta da forma Neijia, do estilo Yang Tai Chi Tradicional. Para finalizar, foi apresentado aos alunos qual a estrutura duma aula e como se tornarem instrutores, se assim o desejarem.

Fica o agradecimento à FMH e às professoras responsáveis, pela oportunidade de divulgação que proporcionaram à FPTCT e pelo carinho com que nos têm sempre recebido.